Nova Diretoria: Presidente faz balanço dos primeiros meses de trabalho

Após 4 meses do início da nova gestão voluntária da ABACO, nossa equipe conversou com o Presidente, Gustavo Bonafé, que compartilhou os primeiros resultados, os desafios e os planos para o futuro.

Gustavo, quais suas primeiras impressões do trabalho na ABACO após ter recebido o convite de participar dessa história? 

Primeiro, vem o sentimento da grandeza da responsabilidade em dar continuidade ao grande trabalho da antiga diretoria – pela qual deixo meu profundo respeito e admiração em nome da Presidente Rita de Cássia Perez. Também, a grande missão de assumir o cargo em meio a um cenário pandêmico, onde as demandas sociais se intensificam ao mesmo tempo em que nossas possibilidades de captação de recursos ficam mais restritas. Entretanto, contamos com o respeito da comunidade, temos uma equipe de trabalho altamente capacitada e uma diretoria/conselho completamente ativos neste início de jornada. Só posso agradecer a oportunidade. 

Como a nova diretoria se organizou para dar sequência à essa história de mais de 20 anos na Zona Sul?

A própria formação da Equipe ABACO – que inclui as colaboradoras técnicas, diretoria e conselho – foi pensada com o objetivo de dar diversidade e complementaridade no trabalho. Cada integrante pode oferecer talentos e habilidades únicas que, somadas, farão toda diferença nessa missão. A Equipe Técnica tem toda nossa confiança para potencializar sua atuação que já vinha desempenhando com maestria; enquanto a Equipe de Voluntários vem somar esforços para ampliar essa estrutura de trabalho. Neste cenário, construímos  um Planejamento para 2021 envolvendo três aspectos principais: Captação de Recursos, Novos Projetos e Organização Interna. 

Dentro destes 3 pilares do planejamento, qual você enxerga como prioritário? 

Os três caminham juntos, são interdependentes, mas no momento muito dos nossos esforços estão voltados para a Organização Interna. Em qual sentido? Desde aperfeiçoar nossos canais de comunicação e relação com a comunidade (redes sociais, website, identidade visual) até a implementação de ferramentas de gestão como Controle de Orçamento e Finanças, criação de Modelo de Prestação de Contas, Aplicativo para Organização das Tarefas, dentre outros. Também, vamos intensificar as ações de cuidado com nossa sede. Afinal de contas, nossa casa precisa estar impecável para ser extensão da casa das famílias que atendemos. 

E neste primeiro quadrimestre, o que poderia destacar como principais conquistas? 

Sempre vejo como uma vitória a ser celebrada a integração e engajamento de toda Equipe ABACO. Isso torna a missão mais especial. Mas além disso, listo algumas outras questões:

– Criação e Lançamento de novo website e nova identidade visual;
– Conseguimos atender as demandas por cestas básicas em todos os meses até o momento, somando também kits de higiene pessoal. Para todas as 50 famílias; 
– Aumentamos nossos canais de captação de recursos e ampliamos em quase 20% os valores vindos de doações recorrentes; 
– Conseguimos entregar todas as prestações de contas – contando com total ajuda da diretoria passada;
– Ampliamos nossa rede, alcançando parceiros diferentes com apoios diversos; 
– Iniciamos a implementação de todas essas ferramentas de gestão citadas anteriormente. 

E com certeza há muito mais por vir. Em breve esperamos trazer grandes notícias.

Uma mensagem final para que nos lê aqui no blog. 

Como nossa nova logomarca mostra: a ABACO está sempre de portas abertas para te receber, independente do chamado que te traga até nós. Estamos prontos e animados para fazer a diferença junto com você. 

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Gratidão!
Equipe do Blog ABACO.

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