Com o objetivo de valorizar nossos apoiadores e a história que nos conectou a eles, iniciamos uma série de textos para trazer inspiração de diversas naturezas aos leitores do blog.
Neste primeiro texto, apresentamos parte da história de Antônio Aparecido – o Toninho – importante liderança comunitária e empreendedora da nossa cidade, Poços de Caldas-MG.
Toninho, nos conte um pouco sobre você.
Sou catador de materiais recicláveis e administrador de empresas. Comecei a trabalhar na catação ainda com treze anos em São Paulo. Passei por várias profissões até conseguir me manter com a que me fizesse feliz e realizado. Meu trabalho consiste em encontrar pessoas que ainda acreditem nas pessoas e através da gestão de resíduos possamos, juntos, causar impacto positivo em nós, nossa cidade e o planeta.
Quais os principais desafios que você encontra no dia a dia?
O preconceito, sem dúvida, é o maior desafio, pois noventa e cinco por cento das pessoas não entendem o trabalho do catador como mais uma prestação de serviço que tem que ser remunerada. Nos enxergam como pessoas que precisam de ajuda e por isso guardam seus materiais recicláveis para doarem uma vez por semana. A falta de conhecimento da população e do poder público em lidar com os resíduos gerados no município.
Aproveitando esse comentário sobre a visão limitada de um trabalho tão fundamental, como você enxerga a importância de unir pilares do meio-ambiente, economia e impacto social?
Concordo com a carta do Papa Francisco Laudato Si’ . Tudo está interligado. Para cada mil quilos de papel que seguem para a reciclagem deixamos de cortar onze árvores – que vão gerar mais oxigênio para quem está perto e longe delas. Vai economizar para o município pelo menos duzentos e cinquenta reais; e vai gerar para o catador mais duzentos reais para sua subsistência. Gosto muito da ideia de economia regenerativa que, além de já entender que tudo está interligado, quer também religar as relações não só comercias entre as pessoas mas também a de confiança e amizade.
Resposta simples e direta. Gratidão por compartilhar seus pensamentos. Agora, queremos saber mais da sua decisão de destinar 1% dos seus ganhos para nosso trabalho na ABACO.
Conheço a ABACO há 2 anos e sei de sua seriedade e compromisso. Vi na Internet uma matéria onde comerciantes destinam parte das receitas para uma causa. Entendi que se todos aqueles que acham que tem pouco começarem a apoiar uma causa isso passe a servir de exemplo para os que têm mais. Os catadores não precisam de assistencialismo e sim reconhecimento pelo serviço prestado para que comecem a apoiar causas.
Estamos profundamente honrados em ser a sua escolha de apoio. Sem dúvida, poderá inspirar muita gente a incentivar não só a ABACO, mas tantas outras nobres causas que temos por aí. Bom, parceria é parceria e deixamos agora o espaço para você compartilhar como as pessoas podem entrar em contato com você.
Email – toninho.acao@gmail.com
WhatsApp: (35) 9 9239 8501
Facebook: Antônio Aparecido (Toninho)
Instagram: @toninhonegociossocioambientais
Parte do meu trabalho consiste em prestar consultoria para a compra e descarte de embalagens/resíduos gerados por pessoas físicas e jurídicas.
Até o próximo post!
Um forte ABACO de nossa equipe.