Conheça a ABACO

A Associação Beneficente de Apoio à Comunidade – ABACO é uma associação beneficente, sem fins lucrativos, de caráter assistencial e cultural, com personalidade jurídica própria e autonomia administrativa e financeira, regida por seu estatuto social.

A história da ABACO se confunde com a história de solidariedade em sua alocação, em 1997, no seio carente da periferia da cidade de Poços de Caldas/MG, na Zona Sul.

Voltando seu olhar à necessidade mais alarmante, que é a do idoso carente, aquele que é abandonado em um momento tão solitário da vida, o trabalho da ABACO se inicia em um grupo de convivência, promovendo o bem-estar da comunidade através de atividades recreativas e lúdicas.

Naqueles idos, a estrutura física englobava salas compreendidas em diversos lugares do Conjunto Habitacional Dr. Pedro Afonso Junqueira (COHAB); e assim ficou por cerca de um ano, quando a necessidade de ampliação, frente ao projeto que já se mostrava basilar e concreto, pleiteava uma sede fixa que comportasse os novos anseios.

E foi em 20 de agosto de 1998 que a sede foi inaugurada, através de uma sala cedida em um galpão da COHAB – onde, após algumas novas reformas e reestruturações, está localizada até os dias de hoje.

O momento de doação aos idosos carentes, em sendo um trabalho bem desenvolvido e logo abraçado pela sociedade, foi consequente às nova demandas, ao que, da necessidade de se implementar novos projetos, com voluntários que zelam e prezam pelo bem-estar social da cidade em que vivem, a expansão se concretizou. Em praticamente solitária no caminho de laboração humanitária naquele bairro, a ABACO, em 2002, passa a compor a rede sócio-assistencial de Poços de Caldas através de convênio firmado com a Prefeitura, que possibilitou de fato a ampliação e a consolidação dos trabalhos desenvolvidos. Medida que de tão acertada, ainda se mantém nos dias de hoje, sendo vital ao pagamento da folha salarial dos funcionários da Associação.

Ao passo, em medidas efetivas da ampliação, a ABACO se dedicou a trabalhar com famílias em situação de vulnerabilidade social por meio, a princípio, de atendimento às famílias, envolvendo atendimento social em reuniões, mapeando a necessidade dos acolhidos, onde eram tratados assuntos de interesses entre os integrantes, além de oficinas, o que demonstra a funcionalidade operacional da Associação, e com medidas emergenciais que visa combater a fome, como a entrega de cestas básicas.

As oficinas mencionadas sempre funcionando em prol da comunidade, ganhando um destaque no prisma laborativo, com a formação de profissionais que puderam e podem sair delas aptos ao trabalho como cursos cabeleireiro, manicure, corte costura, pintura em tecido, crochê, tricô, culinária – todos com a finalidade de empoderamento, emancipação social e financeira dos usuários.
Quando da seriedade dos voluntários, bem como com o bom emprego das doações, das divisões de trabalhos e demandas, mapeamento social, lugar de escuta e de fala, não demorou para ocorrer a especialização na oferta de cursos de capacitação, vindo-os, desde 2018, a serem oferecidos de modo gratuito, sendo financiados 100% pela própria ABACO, acrescido aos cursos e oficinas, workshops profissionais.

Inobstante, e mostrando a força social da Associação, ações pontuais também foram tomadas com maestria, desde cursos de culinária alternativa, palestras de marketing pessoal, orçamento doméstico, projetos intitulados como “vai que dá”, “costurando vidas”, à pintura em cerâmica, horta, dentre outros.

Fácil notar e destacar o crescimento da instituição porque ela vem de boa formação de base, com prestações de contas claras, com o apoio da sociedade que aceita e deseja um ambiente que fortalece àquela comunidade carente, quando se há um povo disposto a se formar, que busca crescimento e melhora na sua qualidade de vida.

Para tanto as parcerias são indispensáveis, nas quais contamos com ajuda de empresas, faculdades e programas oferecidos pela Prefeitura.
Tais investimentos agregam à força social integrativa, quando entendemos que um problema social deve ser visto de dentro para fora; deve ser visto como problema de todos e não somente do Estado. O vínculo forte que nasce dessa soma de ideal, aliado às empresas que acreditam no potencial dos projetos e do centro de excelência que vem tornando a ABACO, ainda que com muita dificuldade financeira, é medida que deve ser discutida, refletida e exposta; tendo um bem comum desenvolvido e amparado por iniciativas que somam aos bons passos em comunidade.

Por fim, destacamos que, a partir da implementação da Lei nº 13.019, a ABACO ganha ainda mais importância, vez que, em parceria com a Secretaria de Promoção Social, seguindo as diretrizes do Ministério do Desenvolvimento Social, tem realizado o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com as famílias de encaminhamento do CRAS Sul. Trata-se de um projeto que tem como objetivo oferecer espaço de referência para convívio dos usuários e fomentar a formação de grupos de convivência, reforçando o convívio comunitário social, de modo a desenvolver experiências familiares e comunitárias.

Quer contribuir com nossa causa?